PABX virtual: entenda como funciona e conheça as vantagens da sua utilização
Certamente você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes no termo PABX, não é mesmo? Nos últimos tempos, o mais falado é o PABX virtual, considerado grande aliado na área de gestão de telefonia.
Mas, você sabe como funciona o PABX virtual? Quais são os tipos disponíveis no mercado e como fazer a melhor escolha para sua empresa ou seu negócio? Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre PABX virtual!
O que é PABX virtual
O PABX virtual é um derivado, uma evolução do PABX tradicional e a sigla corresponde ao termo Private Automatic Branch Exchange, que quer dizer Troca Automática de Ramais Privados. De modo geral, um PABX é uma central telefônica que conecta linhas externas com linhas de ramais privados dentro de uma empresa.
Esse sistema não é novidade e é um dos mais consolidados em uso no mundo corporativo há bastante tempo. Porém, assim como diversas outras tecnologias, esse modelo foi evoluindo e apresentando novas opções e funcionalidades.
A principal diferença é que o PABX virtual funciona de forma totalmente digital, utilizando-se de cloud computing, ou seja, computação em nuvem. Assim, sendo fornecido por meio de SaaS – Software as a Service.
O que ocorre, com isso, é que as empresas puderam dispensar a necessidade de centrais telefônicas físicas em suas estruturas e unidades, visto que a comunicação se torna totalmente digital.
Tipos de PABX
Abaixo, podemos entender melhor quais os tipos de PABX comumente utilizados por empresas, confira:
Analógico
Possui funções básicas, limitando-se para a realização de chamadas e transferência de ramais. Vendo entrando em desuso, por conta das suas limitações técnicas e de funcionalidades.
Híbrido
Já permite agregar tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol) a uma infraestrutura de central analógica que já está instalada.
IP
Sistema mais avançado, possibilita a integração com funcionalidades de gravação de chamadas e recebimento de diversas origens como SIP (Session Initiation Protocol) ou entroncamentos E1 (padrão para discagem direta a ramais com transmissão digital).
Nuvem
Nessa modalidade, não há equipamentos físico e o PABX funciona em um data center, que pode ser de um prestador de serviço ou da própria empresa.
PABX virtual X PABX tradicional
Você pode estar se perguntando: mas com diversos tipos de PABX, qual a melhor opção para a minha empresa? E qual é a mais indicada ou tendência no mercado?
A resposta é simples: o PABX virtual vem ganhando cada vez mais espaço e se tornou uma excelente opção para empresas de todos os tamanhos. Além de seguir as tendências de digitalização de tecnologias e serviços, essa modalidade oferece vantagens e benefícios para quem utiliza. Abaixo elencamos algumas delas.
Custo para implantação
A principal vantagem do PABX virtual é que ele não demanda a compra de centrais telefônicas analógicas e nem a necessidade de grandes investimentos em recursos de infraestrutura. Isso repercute, obviamente, no custo de implantação do sistema, que reduz de forma considerável.
Redução de custos nas ligações
Outro atributo do PABX virtual em nuvem é que ele pode reduzir em até 70% os valores de ligações, saindo do modelo analógico e indo para o modelo totalmente digital.
Flexibilidade para uso
Uma central abarcada na nuvem permite que usuários utilizem conectem gadgets com facilidade no sistema, flexibilizando seu uso. Basta um aparelho com acesso a internet para conectar os ramais e fazer ligações de qualquer local.
Menos espaço ocupado
A possibilidade de estar na nuvem diminui a necessidade de grandes estruturas físicas nas empresas, resultando em diminuição da ocupação de espaços físicos para equipamentos, como switchs ou cabeamentos.
Ampliação de ramais facilitada
Por uma limitação física, os ramais de centrais telefônicas tradicionais não possuem a disponibilidade para ampliação de modo tão simples. Isso é diferente no PABX virtual que permite ampliar o número de ramais de forma ilimitada, de acordo com as necessidades de utilização da empresa.
Controle e segurança
Um PABX virtual permite diversas funcionalidades para a segurança do sistema, da empresa e dos usuários. Um desses exemplos é a gravação de chamadas. Outro é o armazenamento de dados, feito em tempo real e com backups de nuvem.
Manutenção do sistema
Outro ponto a ser considerado é a manutenção do sistema virtual, que exige muito menos da empresa do que os modelos tradicionais. Qualquer serviço pode ser executado de forma remota, evitando a necessidade de trabalhos in loco e acelerando o processo.
Integrações com sistemas
Um PABX virtual permite integração com sistemas de gestão de vendas e relacionamento como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo. Esse casamento ajuda na otimização do atendimento, na escalabilidade de vendas e nos melhores resultados dos times comerciais.
Indicadores para gestão
Os recursos apresentados de forma muito mais rápida e acessível pelo PABX virtual permitem aos gestores das empresas terem informações mais claras e assertivas. Isso acelera e qualifica suas tomadas de decisão, em todos os aspectos.
Reports detalhados
Outro ponto a ser destacado é a oferta de relatórios detalhados para uso da gestão de telefonia como quantidades de ligações, tempo médio de atendimento e espera, chamadas recusadas ou perdidas, entre outros.
Quem procurar?
Depois de entender como funcionam as modalidades de PABX, principalmente as facilidades do sistema de PABX virtual, como fazer para aproveitar esses benefícios?
Primeiramente, nossa indicação é que você procure prestadores com solidez no mercado e conhecimento no negócio, para que a implantação ou transição de PABX ocorra sem traumas e de forma benéfica e rápida.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a tirar o melhor proveito dessa tecnologia!
Quero parabenizá-lo pelo ótimo trabalho neste artigo sobre PABX. Sua abordagem didática realmente me ajudou a entender melhor o assunto. Obrigado por compartilhar seu conhecimento