Uma das preocupações que as empresas, de qualquer ramo, tamanho e forma de atuação, possuem é o risco do cliente inadimplente. Isso porque, essa situação, além do problema financeiro em si, ou seja, o atraso no pagamento, pode acarretar a perda de novos negócios e a inabilitação de um potencial parceiro comercial.
Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre a situação de inadimplência no mercado, dar dicas de como prevenir e recuperar clientes inabilitados, além de mostrar soluções para agilizar e automatizar cobranças, minimizando a possibilidade de atrasos em pagamentos.
Quando um cliente se torna inadimplente?
A inadimplência se caracteriza pela falta de cumprimento dos compromissos financeiros acertados na contratação ou aquisição de bens os serviços. Ou seja, quando o cliente deixa de pagar por algo que adquiriu, no prazo estabelecido, ele se torna inadimplente.
Essa situação pode ocorrer por diversos motivos como problemas financeiros pontuais, insatisfação pelo produto ou serviço contratado, ou até mesmo má fé. Porém, em alguns casos, pode haver falha na cobrança por parte da própria empresa fornecedora do bem ou serviço, algum esquecimento por parte do cliente, ou atraso por algum problema de processamento bancário, entre outros motivos.
Nesses últimos casos, principalmente, é que precisamos ficar bem atentos em como prevenir e recuperar o cliente inadimplente o mais breve possível. Afinal de contas, na maioria dos casos, não é de interesse de ninguém que o cliente permaneça na inadimplência, causando transtornos para ambas as partes.
Como diminuir riscos de entrada de inadimplentes
O trabalho para prevenir inadimplências começa com a admissão de clientes que não tenham histórico desse tipo de problema. Parece algo óbvio, mas que nem toda empresa pratica de forma contínua ou leva tão a sério. Desse modo, é imprescindível que se sigam os seguintes tópicos de avaliação:
- Pesquisar o cliente: existem diferentes formas de saber se o cliente possui antecedentes de inadimplência, desde banco de dados financeiros e de crédito ou de processos judiciais. Dependendo do negócio, vale a pena consultas mais elaboradas, por meio de empresas que oferecem esse tipo de serviço.
- Fazer um contrato: seja uma venda rápida ou algo mais consistente, emitir um contrato de compra e venda ou prestação de serviços é essencial. Nele devem constar, além das descrições do que está sendo negociado, as definições financeiras, como valores, datas e prazos de pagamento, métodos de pagamento, multas e juros por atraso, políticas de reajustes, entre outros.
- Solicitar um adiantamento do valor: dependendo do que está sendo negociado e dos valores, é interessante solicitar um adiantamento de pagamento, o conhecido sinal. Nesses casos, é comum que o cliente tenha que adiantar um percentual, que depois pode até ser abatido dos demais pagamentos, como forma de garantir a execução do serviço ou entrega do bem adquirido. Isso é muito comum em vendas de móveis e imóveis, desenvolvimento e implementação de softwares.
6 dicas para prevenir a inadimplência e recuperar casos
Anteriormente, vimos algumas formas de evitar a entrada de clientes que possam se tornar inadimplentes, com algumas medidas preventivas. Agora, vamos ver algumas formas de prevenir que o cliente se torne inadimplente e como recuperar casos de inadimplência o mais breve possível. Confira:
1 – Automatize a geração de cobranças
Parece inverdade, mas uma das principais causas da inadimplência de clientes surge na hora de emitir as cobranças. É que algumas empresas ainda trabalham de forma muito manual na gestão de cobranças, perdendo facilmente o controle das emissões de boletos e débitos para os clientes, causando um transtorno para ambos.
Se sua empresa não enviar o boleto, por exemplo, não emitir a nota fiscal na data correta, entre outros motivos, pode ocasionar a falta de pagamento por parte do cliente. Lembre-se: a responsabilidade de pagar é do cliente, mas de gerar a cobrança é da sua empresa!
A falta de processos automáticos e módulos de cobrança eficientes faz com que faturas não sejam pagas na data, causando atrasos, multas, juros. Transtornos para todos.
2 – Facilite emissões de segundas vias
Outra dica é facilitar a emissão de segundas vias de pagamento. Lembre-se: o cliente quer pagar, faça isso acontecer o mais fácil e rápido possível.
Para que isso aconteça, disponibilize canais de atendimento variados e eficazes, a fim de que o cliente acesse e gere sua cobrança de forma simplificada, agilizando o seu pagamento em dia.
3 – Ofereça diferentes meios de pagamento
Atualmente, há diversas opções diferentes que podem facilitar a forma de pagamento dos clientes. Lembre-se que muitas organizações possuem regras internas e por isso atuam apenas com determinadas formas de pagamento, e é preciso que sua empresa esteja atenta a isso, oferecendo alternativas.
As formas de pagamento ideais: débito automático em conta, pagamento via cartão de crédito corporativo, transferência via PIX ou boleto.
4 – Valorize o pagamento antecipado
Quando for possível, ofereça descontos para os clientes que pagarem de forma antecipada, antes da data de vencimento. Nesses casos, o que é possível fazer também é escalonar os descontos, de acordo com a quantidade de dias antecipados.
Além de incentivar o recebimento dos valores antes do previsto em caixa, essa prática incentiva o cliente a pagar antes da data de vencimento, diminuindo as chances de ele não pagar no prazo.
5 – Tenha um sistema de cobranças
Para que seu cliente não deixe de pagar algo, avise-o, avise-o, avise-o. Envie e-mails e mensagens lembrando-o do vencimento da fatura, para evitar que ele não faça o pagamento.
Caso isso acontecer, invista em uma régua ou sistema de cobrança, informando que ele está em atraso e dos problemas que isso pode acarretar como multas, juros e até mesmo inclusão em registros de proteção ao crédito ou interrupção de serviços. Seja sempre transparente!
6 – Negocie a regularização
Por fim, não deixe de negociar com clientes inadimplentes a recuperação dos valores não pagos e a reativação para sua base de adimplentes. Isso é muito importante e benéfico tanto para quem vende quanto para quem adquire.
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Ou até o próximo artigo! 😉