O que é e como funciona?
A régua de cobrança é uma ferramenta essencial para cobrar os clientes de maneira descomplicada e eficiente, e, de quebra, evitar o atraso nos pagamentos. Uma boa régua de cobrança pode reduzir – e muito – o nível de inadimplência. Ela funciona como um roteiro, que determina de que forma sua empresa realizará a cobrança.
Na prática, a maioria das empresas enviam notificações alguns dias antes avisando sobre o vencimento e, depois, iniciam as mensagens sobre pagamento não identificado, caso não tenha sido verificado o pagamento. Os canais de comunicação são escolhidos conforme a mensagem e a conveniência, mas os mais utilizados são o SMS, WhatsApp, e-mail e telefone.
Quer saber mais sobre a régua de cobrança e como ela pode ajudar o seu negócio? Continue lendo nosso artigo!
Vantagens
A principal vantagem da régua de cobrança é auxiliar a reduzir a inadimplência. Mas essa não é a única! Veja a seguir outras vantagens de adotar a régua de cobrança automatizada:
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Diminuição do risco de esquecimentos
Os lembretes antes e após o vencimento da fatura diminuem os riscos de esquecimentos.
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Recebimento facilitado
Realizar a notificação dos clientes nos momentos certos aumenta as chances de receber os pagamentos em dia. Integrando com um sistema de gestão, também é possível realizar o envio do boleto atualizado.
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Profissionalização da cobrança
Quando há um processo padronizado e as notificações são realizadas em uma sequência lógica, a confiança dos clientes na empresa aumenta, demonstrando profissionalismo em suas cobranças.
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Otimização
A palavra que melhor define essa ferramenta é: otimização. Com ela, todos os pontos do processo de cobrança são facilmente visualizados, facilitando o acompanhamento e aumentando as chances de pagamento. Além disso, com a cobrança automática, o tempo dos colaboradores pode ser muito mais bem aproveitado.
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Melhor organização das contas
Quando o processo de cobrança é eficiente, os pagamentos são feitos dentro do prazo e a empresa consegue ter dinheiro em caixa para cobrir seus custos com tranquilidade.
Como criar uma régua de cobrança
Comece mapeando todo o processo e identificando os principais pontos em que será necessário se comunicar com o cliente. Após, configure regras e estratégias de contato para cada um desses pontos, definindo as mensagens, os dias adequados e os canais de comunicação.
Você pode estipular lembretes para pagamento antes, durante e depois da data de vencimento. Ou então definir datas específicas para disponibilizar a 2ª via do boleto e intensificar a cobrança, a depender do tempo de atraso. Dessa forma, todos os contatos são planejados e o seu negócio consegue minimizar a inadimplência com um processo organizado.
A cobrança automatizada segue uma linha cronológica, como uma verdadeira régua. Por isso, na hora de elaborar uma régua de cobrança, você deve pensar em toda a linha do tempo que envolve o pagamento.
A régua de cobrança é essencial para qualquer empresa, principalmente, quando ela se baseia em pagamentos recorrentes. Temos certeza que nessa altura, você já está convencido de que a régua de cobrança é uma ferramenta que impacta diretamente na redução da inadimplência.
Native Cobrança
Se você está buscando uma forma de diminuir o índice de inadimplência da sua empresa e receber os pagamentos do seu negócio em dia, conte com a Native! O nosso módulo de cobrança permite diversas configurações, conforme as necessidades do seu negócio.
Que tal identificar os clientes de acordo com o tempo de atraso no pagamento? E então configurar ligações automáticas informando sobre o vencimento e ainda possibilitar que seja solicitada a 2ª via do boleto diretamente pela URA? E se você ainda pudesse personalizar a mensagem e tornar a relação mais pessoal, chamando o cliente pelo nome? Tudo isso e muito mais é possível com o módulo de cobrança da Native!
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