PABX para provedores de internet: como garantir atendimento rápido e de qualidade

Rapidez, eficiência e qualidade no atendimento são objetivos cada vez mais buscados por empresas de todos os ramos, em virtude da evolução dos consumidores e clientes e suas necessidades, sobretudo para quem atua provendo serviços. Neste artigo, vamos abordar a importância e dar mais detalhes dos benefícios reais de um PABX para provedores de internet. Confira.

Se você atua em uma empresa provedora de internet, seja como diretor ou gestor de atendimento, TI, relacionamento, comercial, esse texto é para você. Nós entendemos as dificuldades e as dores de prestar soluções eficientes para os clientes, de forma otimizada para a empresa e gerando resultados positivos. Por isso, vamos abordar as possibilidades que um PABX virtual pode oferecer nesses casos.

Como funciona um PABX virtual

 

Antes de mais nada, vamos entender melhor o funcionamento de um PABX virtual, que se trata de uma evolução do PABX tradicional e no qual a sigla corresponde ao termo Private Automatic Branch Exchange, em tradução livre: Troca Automática de Ramais Privados. De modo geral, um PABX é uma central telefônica que conecta linhas externas com linhas de ramais privados dentro de uma empresa.

A diferença do tradicional para o virtual é que nessa tecnologia o funcionamento é totalmente digital, por meio de SaaS (Software as a Service) utilizando cloud computing. Isso permite que as empresas dispensem a necessidade de centrais telefônicas físicas em suas estruturas, diminuindo a ocupação de espaços e necessidades de manutenções em equipamentos.

Como você deve saber, esse sistema de PABX não é novidade e é um dos mais consolidados no uso corporativos de empresas de todos os tamanhos. Porém, a utilização dessa tecnologia ganha ainda mais força e importância em negócios do ramo de serviços, por isso que o PABX para provedores de internet é visto como uma verdadeira mão na roda, praticamente um item de sobrevivência nesse mercado tão competitivo.

PABX para provedores de internet: desafios de atendimento

 

Não é preciso dizer que a internet se tornou categoria indispensável nas casas das pessoas, mas principalmente nas empresas, desde organizações de grande porte até microempreendedores individuais. Muitos negócios dependem de conexão com a rede, o que provocou um sentimento de vigilância e atenção muito maior dos clientes quando o assunto é provedor.

Atualmente, o cuidado e a análise na hora da contratação ou na renovação de contratos de telecom são muito maiores. Os clientes analisam e observam não apenas a capacidade da estrutura ou a velocidade da rede, mas também a eficiência de atendimento dos provedores.

Basta pensar em um gestor de grande e média empresa ou um profissional autônomo que não pode ficar sem conexão: eles valorizam muito um atendimento eficiente e eficaz. De modo geral, ter a confiança e a certeza de resolutividade, em qualquer necessidade perante ao fornecer de internet, faz muita diferença.

Esse é um desafio para provedores. Você reconhece algumas dessas dores abaixo?

  • Como gerir alto fluxo de ligações?
  • Como garantir atendimento na ocasião de uma falha massiva?
  • Como gerar indicadores fiéis de atendimento?
  • Como identificar clientes mais representativos para o negócio e dar prioridade?
  • Como ter bases boas de dados estatísticos dos atendimentos?
  • Como agilizar as respostas em caso de boom de alta demanda?
  • Como diminuir o custo das centrais de atendimento e suporte?
  • Como evitar que o cliente precise ficar muito tempo na linha?
  • Como ter relatórios detalhados da operação de atendimento?
  • Como saber se há satisfação por parte do cliente?
  • Como, como, como??

Pode-se perceber que os questionamentos são muitos e as respostas não são facilmente encontradas em modelos tradicionais de atendimento ou suporte. Não há espaço para anotações e papel de pão ou plataformas analógicas. Por esse motivo, um PABX para provedores de internet é indicado e uma excelente solução, saiba por quê.

Benefícios do PABX virtual

Listamos a seguir alguns benefícios concretos que um PABX para provedores de internet e serviços é capaz de oferecer.

Custo para implantação

A principal vantagem do PABX virtual é que ele não demanda a compra de centrais telefônicas analógicas e nem a necessidade de grandes investimentos em recursos de infraestrutura. Isso repercute, obviamente, no custo de implantação do sistema, que reduz de forma considerável.

Redução de custos nas ligações

Outro atributo do PABX virtual em nuvem é que ele pode reduzir em até 70% os valores de ligações, saindo do modelo analógico e indo para o modelo totalmente digital.

Flexibilidade para uso

Uma central abarcada na nuvem permite que usuários utilizem conectem gadgets com facilidade no sistema, flexibilizando seu uso. Basta um aparelho com acesso a internet para conectar os ramais e fazer ligações de qualquer local.

Menos espaço ocupado

A possibilidade de estar na nuvem diminui a necessidade de grandes estruturas físicas nas empresas, resultando em diminuição da ocupação de espaços físicos para equipamentos, como switchs ou cabeamentos.

Ampliação de ramais facilitada

Por uma limitação física, os ramais de centrais telefônicas tradicionais não possuem a disponibilidade para ampliação de modo tão simples. Isso é diferente no PABX virtual que permite ampliar o número de ramais de forma ilimitada, de acordo com as necessidades de utilização da empresa.

Controle e segurança

Um PABX virtual permite diversas funcionalidades para a segurança do sistema, da empresa e dos usuários. Um desses exemplos é a gravação de chamadas. Outro é o armazenamento de dados, feito em tempo real e com backups de nuvem.

Manutenção do sistema

Outro ponto a ser considerado é a manutenção do sistema virtual, que exige muito menos da empresa do que os modelos tradicionais. Qualquer serviço pode ser executado de forma remota, evitando a necessidade de trabalhos in loco e acelerando o processo.

Integrações com sistemas

Um PABX virtual permite integração com sistemas de gestão de vendas e relacionamento como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo. Esse casamento ajuda na otimização do atendimento, na escalabilidade de vendas e nos melhores resultados dos times comerciais.

Indicadores para gestão

Os recursos apresentados de forma muito mais rápida e acessível pelo PABX virtual permitem aos gestores das empresas terem informações mais claras e assertivas. Isso acelera e qualifica suas tomadas de decisão, em todos os aspectos.

Reports detalhados

Outro ponto a ser destacado é a oferta de relatórios detalhados para uso da gestão de telefonia como quantidades de ligações, tempo médio de atendimento e espera, chamadas recusadas ou perdidas, entre outros.

O que fazer?

 

Se você já entendeu a importância e as vantagens de um PABX virtual ou possui dúvidas sobre seu funcionamento, instalação, aproveitamento ou investimento, não hesite em buscar mais informações. Nossa sugestão é que você procure prestadores com solidez no mercado e conhecimento no negócio, para que a implantação ou transição de PABX para provedores de internet ocorra sem traumas e de forma benéfica e rápida.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a tirar o melhor proveito dessa tecnologia!

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