Inovação Aberta no setor da Telecom

Você certamente já ouviu falar sobre “inovação aberta”. Muito popular em meios tecnológicos, a Inovação Aberta é certamente um dos tópicos mais discutidos entre investidores e empresários, dos mais diversos ramos, por tratar do futuro da gestão de negócios e novas visões de mercado. 

Mas afinal, o que isso significa no dia a dia em um ambiente operacional? E como isso afeta as estratégias da seu telecom? Confere conosco os pilares desse conceito e algumas ações práticas a serem desenvolvidas para a sua empresa. Segue a leitura! 

O que é Inovação Aberta? 

Os modelos tradicionais de negócios são baseados na capacidade interna de produção. Ou seja, tudo o que é desenvolvido dentro de uma operação é pensado a partir da estrutura da empresa, contando com capital humano, infraestrutura física, e por aí vai.  

Isso significa que, tudo o que não é possível de ser criado dentro das limitações da empresa, como projetos e iniciativas que necessitam de um investimento maior, são capazes de serem protelados ou mesmo, abandonados. Essa é a chamada Inovação Fechada. 

Quando falamos em Inovação Aberta, estamos propondo uma visão baseada em cooperação. Um ecossistema de inovação é, resumidamente, uma estrutura de conexões entre empresas e instituições com fins de crescimento, ou mesmo, potencialização dos resultados de um negócio. 

Na prática, é a união de duas ou mais corporações em prol da busca de soluções para os seus cenários. Com isso, todas as partes envolvidas conseguem atingir outros níveis de inovação em seus processos. É uma maneira rentável de inovar. 

 

Tipos de Inovação Aberta 

Que esse conceito de inovação busca ser disruptivo, diferente do modo de produção comum, você já sabe. A ideia de transformar essa dinâmica gira em torno de dois aspectos: 

  • “De fora para dentro”: Mais popular, consiste em buscar tecnologias externas para trazer para dentro da empresa, adequando ao contexto. 
  • “De dentro para fora”: Menos conhecida, onde a empresa compartilha de tecnologias internas para com terceiros, permitindo a utilização de suas ferramentas ou processos. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando se, na inovação aberta, você é obrigado a compartilhar tudo. E a resposta é: não. 

Quem deverá decidir quais informações devem ser buscadas fora da empresa ou compartilhadas com parceiros do sistema é a sua empresa. 

Dito isso, podemos focar em outro ponto: os tipos de inovação. 

  • Inbound: Aquisição de tecnologia externa em processos de inovação aberta. Busca a exploração e integração de conhecimento externo de modo a melhorar processos internos. Requer a colaboração entre empresas, instituições, universidades, entre outros. 
  • Outbound: Transferência de tecnologia em processos abertos de exploração. Os conhecimentos da empresa são transferidos para corporações externas. O intuito disso é gerar receita através da propriedade intelectual da empresa, por exemplo, através da venda de patentes.  
  • Coupled: Emprego das duas estratégias citadas, ao mesmo tempo, para potencializar os resultados.

 

Como Implementar? 

Não existe uma fórmula mágica para implementar a inovação aberta, já que esta é mais vista como um mindset de companhia.  

Mas algumas ações podem ser descritas como essenciais para a jornada da inovação, como um todo, apesar de não seguirem um guia, como aliar empresas e instituições de ensino, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e processos (crowdsourcing), entre outros. 

 

Por que é Fundamental para as Empresas de Telecomunicações? 

O setor de telecomunicações são um setor de rápida evolução, influenciado diretamente pelos avanços tecnológicos, pelas mudanças de comportamento do consumidor e pela concorrência cada vez mais intensa.  

Aqui explicamos algumas das vantagens evidentes que a adoção de estratégias de inovação aberta proporciona para o ramo: 

  1. Maior ritmo de avanço tecnológico: Desde a transição do 4G até a implementação do 5G, a inovação está no centro do fornecimento de serviços de comunicação mais rápidos, confiáveis e eficientes. Afinal, é através de novas formas de tecnologia, como as redes sociais, que as empresas se conectam com maior facilidade com os seus clientes (e não somente isso).  
  2. Novas necessidades de consumidores: Assim como o meio digital, potenciais clientes também mudam constantemente e sempre em busca de novas soluções que atendam às suas necessidades. Nesse meio, produtos e serviços com uma base personalizável, que se adapta ao cliente, ganham destaque. 
  3. Melhorias significativas no ecossistema: O setor de telecomunicações é altamente complexo, abrangendo fabricantes de hardware, desenvolvimento de softwares, órgãos reguladores e muito mais. É através da inovação aberta que todo esse ecossistema diversificado se interliga e co-cria soluções. Por exemplo, um fabricante de dispositivos em parceria com desenvolvedores pode criar uma solução com base em novas tecnologias.   
  4. Redução de custos e riscos: É possível pensar na execução de novos projetos em parceria e dividir o custeio, além de pensar em testar hipóteses, com uma liberdade maior e apoio para pesquisa. 
  5. Maior colaboração com órgãos regulamentadores: As telecomunicações são um setor fortemente regulamentado, com padrões e requisitos de conformidade rigorosos. A inovação aberta facilita a colaboração com órgãos reguladores, associações industriais e organizações de definição de padrões para garantir que as novas tecnologias e serviços atendam às diretrizes regulatórias e aos padrões industriais. Ao envolver partes interessadas externas no processo de inovação, as empresas de telecomunicações podem antecipar mudanças regulamentares, mitigar riscos de conformidade e manter uma vantagem competitiva no mercado.

 

Quais as Vantagens para a Telecom? 

Há inúmeros motivos que justificam o investimento na inovação aberta. Vamos listar alguns aqui: 

  • Estímulo ao Networking – Nos impulsiona a criar mais conexões em prol de um crescimento cooperativo. 
  • Democratização do Acesso às Ideias – Encoraja as empresas a partilharem de ideias e co-criarem. 
  • Reduz o Tempo e Custo para Inovar – Diminui o valor de investimento em novas tecnologias e o tempo para implantação de ideias. 
  • Reduz Riscos – Permite a experimentação de estratégias com base em informações trocadas, ou seja, testes que já foram adotados por outras empresas.

 

Ferramentas Inteligentes e o Futuro das Corporações 

A inovação aberta é indispensável para as empresas de telecomunicações que navegam no cenário dinâmico e competitivo da indústria.  

Ao abraçar a colaboração externa, é possível impulsionar avanços tecnológicos, satisfazer as novas necessidades dos consumidores, navegar pelas dinâmicas complexas dos ecossistemas, mitigar custos e riscos e garantir a conformidade com as normas regulamentares.  

Se posicionar como uma empresa inovadora é a base para escalar o sucesso da empresa e claro, para isso, é necessário o investimento em ferramentas inteligentes. 

No caso do ramo das telecomunicações, algumas ferramentas são indispensáveis quando pensamos em garantir a qualidade do atendimento ao cliente, por exemplo.  

Para isso, existem algumas soluções as quais administram desde solicitações simples até recursos avançados, como controle de clientes inadimplentes, disparos de segunda via e muito mais. 

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