Um bom atendimento e suporte técnico é importante em qualquer tipo de serviço. Porém, quando falamos sobre provedores de internet, esse é um fator que costuma pesar muito na hora da escolha da compra. E justamente por isso um atendimento personalizado, resolutivo e eficiente é um dos principais pontos que influenciam no sucesso do provedor de internet, especialmente no que diz respeito à retenção de clientes.
Assim, sua empresa deve estar preparada para relacionar-se e comunicar-se de forma rápida e ágil com seu público, oferecendo um fator diferencial na hora da escolha de um provedor. Afinal, não basta oferecer um ótimo serviço. É preciso proporcionar uma experiência de compra e pós-compra agradável, estando sempre disposto a entender e resolver os problemas do seu cliente,
Neste artigo, veremos um pouco mais porque uma comunicação eficiente e um atendimento de padrão elevado são tão importantes para o sucesso de um provedor de internet. Então, continue a leitura!
Retenção de clientes: entregando a melhor experiência
Primeiramente, é preciso entender melhor sobre o conceito de retenção de clientes, e por que ele importa tanto para o seu negócio. O primeiro motivo é que, segundo pesquisa feita pela Microsoft em 2017, cerca de 96% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é importante na escolha de se tornarem fiéis a uma marca.
Ou seja, se a sua empresa não oferecer o atendimento e o suporte necessários para uma boa experiência com a marca, esse cliente não ficará com você por muito tempo. De fato, de acordo com a mesma pesquisa, mais da metade das pessoas afirmam que deixariam de comprar com uma empresa devido a uma má experiência de atendimento. Por fim, toda empresa sabe que custa muito menos manter um cliente já existente do que procurar um novo.
Entretanto… retenção não é tudo. Afinal, o seu negócio precisa crescer e, para isso, necessita de novos clientes que aprovem a experiência do seu suporte e queiram seguir fazendo uso do seu provedor de internet. Então, como oferecer um atendimento à altura?
Diferenciais de uma boa central de atendimento ao cliente
Portanto, para impressionar seu cliente e torná-lo fiel, é preciso perguntar-se: o que o seu provedor precisa ter de diferente para alcançar esse objetivo?
O primeiro ponto é manter seu cliente sempre bem assistido, dando-lhe a garantia de que sempre terá o apoio e o suporte da sua marca no que for necessário. Mas não só isso. É preciso garantir a otimização do tempo do atendimento, tanto para seu cliente quanto para a sua equipe. Para isso, é preciso contar com uma central de atendimento que forneça a integração dos dados e informações necessários para dar eficiência e agilizar o atendimento.
Nos sistemas da Native, por exemplo, nosso cliente provedor de internet possui acesso a uma plataforma que entrega desde a integração com seu sistema e um extenso volume de dados, até um dashboard atrativo, com acesso à pesquisa de satisfação e informações para tornar o processo de tomada de decisão muito mais eficiente e assertivo.
Dessa forma, durante um atendimento, o operador tem a possibilidade de já identificar o cliente no momento da ligação, agilizando o atendimento e tornando a experiência mais rápida, satisfatória e resolutiva para ambas as partes. Outra solução que transforma a experiência dos clientes de nossos clientes é o gerenciamento de volumes, ou seja, a possibilidade de controlar as pausas dos agentes, estabelecer metas de atendimento, de espera e nível de satisfação dos clientes, sem falar dos formulários de atendimento, que podem ser disponibilizados na tela do agente de forma simples e objetiva e tudo isso criado pelo próprio supervisor de atendimento.
Com isso em mãos, é possível identificar pontos de melhoria de forma muito mais rápida e assertiva, entendendo exatamente o que precisa ser melhorado durante o atendimento e o suporte e tendo em mãos todas as informações necessárias para realizar essas mudanças.
Indo além do atendimento: entregando excelência no provedor de internet
É necessário entender, portanto, que para proporcionar uma boa experiência ao cliente e atingir o sucesso do negócio, o provedor de internet deve sempre ir além. Ou seja, além de um excelente atendimento e suporte técnico, deve-se oferecer ferramentas alternativas para que o cliente resolva seus problemas de maneira ainda mais rápida.
Um exemplo disso são as soluções de autoatendimento, que possibilitam que as pessoas tirem dúvidas e resolvam problemas comuns sem precisar passar por uma fila de espera em uma central de atendimento. Na Native, por exemplo, oferecemos uma solução que permite que seus clientes liguem para a nossa central e, sem falar com nenhuma pessoa, possam emitir a segunda via do seu boleto de pagamento.
Por fim, outros serviços que podem ajudar o provedor de internet a alcançar melhores resultados são as gravações dados durante a ligação de seus clientes, uma boa integração com o sistema ERP da sua empresa, a possibilidade de desbloqueio em confiança e a verificação de falhas no POP e de conexões bloqueadas ou pendências financeiras de seus clientes.
Então, na hora de pesquisar sobre o melhor sistema de comunicação para sua empresa, busque por soluções que ofereçam todos esses benefícios, para que você possa oferecer não apenas o melhor serviço para o seu cliente, mas também o melhor suporte e experiência durante toda a sua jornada.
E se você está em busca do sucesso para o seu provedor de internet, saiba que a Native conta com um time de especialistas com mais de 20 anos de experiência para apresentar a você as melhores soluções de voz e atendimento. Para saber mais sobre nossas soluções, confira o vídeo “Descomplicando a comunicação com a Native Ip: conheça nosso sistema de comunicação”.