Transformação Digital: A evolução da TI e da comunicação

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Se há algumas décadas praticamente nenhuma empresa poderia funcionar sem uma equipe de TI, hoje isso se tornou impossível. Com a popularização da internet e a transformação digital dos últimos anos, o setor se mostrou extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio, enriquecendo todo o processo organizacional e comunicacional das empresas. Nesse sentido, a evolução da TI foi essencial para o sucesso das organizações na era digital, e também para melhorar a comunicação entre marca e público.

Mas quais são as mudanças que mais marcaram a tecnologia da informação nos últimos anos? Neste texto, falaremos um pouco sobre essa evolução e a comunicação dentro das empresas, explicando a importância desse setor no processo comunicacional e como fazer uso da tecnologia a favor do seu negócio.


Conheça a TN, a era da tecnologia de negócios

Para começar, vamos falar sobre a Tecnologia de Negócios. A partir dela, todos os negócios são criados e pensados ao redor de novas tecnologias. Dessa forma, o envolvimento desse setor é essencial tanto para a evolução da TI quanto da própria organização.

Com isso, durante a era da TN, qualquer tipo de mudança ou aprimoramento de processos exige que os gestores decidam quais ferramentas da TI irão utilizar para alavancar o crescimento da empresa. Nesse cenário, é muito importante que a organização oriente seus colaboradores a terem um contato ainda mais próximo com o setor de TI.

A seguir, veremos então as principais tecnologias que podem fazer parte dessa nova etapa, e como cada uma delas pode ser aproveitada pela sua organização.


Evolução da TI: tecnologias utilizadas para melhorar a comunicação da sua empresa

Como é possível perceber, o setor da TI é muito mais do que um suporte, mas uma verdadeira ferramenta de estratégia e transformação digital dentro de uma organização, especialmente no que diz respeito à comunicação. A partir das soluções oferecidas durante a evolução da TI, gestores de empresas puderam tomar decisões mais sólidas e assertivas, fundamentadas em dados e informações precisos.

E, claro, a partir de inovações no setor de atendimento e comunicação, tornou-se possível oferecer uma experiência muito mais completa para o público, fidelizando clientes através de um atendimento profissional, personalizado e disponível em diferentes canais.

Confira, então, uma breve linha do tempo com as principais evoluções da TI dos últimos anos, explicando como cada uma delas impactou o setor de comunicação de empresas de todos os segmentos.


Atendimento Omnichannel

 Começamos pelo atendimento omnichannel, que é muito utilizado por empresas atualmente. Seu nome vem do latim ‘’omni’, que significa ‘’tudo’’, com ‘’channel’’, que vem do inglês e significa ‘’canal’’. Assim, como o nome sugere, a comunicação omnichannel consiste em uma mesma mensagem presente em todos os canais de comunicação.

Dessa forma, um atendimento omnichannel é a melhor maneira de utilizar vários meios de comunicação ao mesmo tempo, oferecendo aos seus clientes um acesso mais fácil e prático. Isso permite que, desde o início da comunicação, o cliente escolha o tipo de contato que faz mais sentido e é mais prático para ele. Para isso, os canais utilizados podem ser via call center, chat, e-mail, redes sociais, mensagens instantâneas, chamadas de vídeo, entre outros.


Chatbot

Em seguida, temos o chatbot. Como explicamos, na era da tecnologia de negócios, é necessário que a empresa possa oferecer uma experiência cada vez mais personalizada e ágil a seus clientes. Para isso, muitas organizações passaram a investir no chatbot, uma espécie de assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para interagir com consumidores. A partir dele, é possível oferecer respostas prontas e realizar ações simples para então, se necessário, transferir o cliente para o atendimento com um agente especializado.

Em geral, o chatbot facilita muito o dia a dia do atendimento de uma empresa, substituindo muitas vezes completamente algumas tarefas realizadas por pessoas e liberando sua equipe para funções mais específicas e relevantes do negócio.


Customer Success

Ao longo da evolução da TI, o setor passou a se preocupar cada vez mais com o sucesso do cliente, ou o Customer Success, estratégia que surgiu com o intuito de fidelizar e manter clientes por mais tempo, retendo, portanto, mais receita. Nesse sentido, diversas tecnologias foram criadas para auxiliar neste sucesso, incluindo o atendimento personalizado, o chatbot, como já mencionamos, o machine learning, entre outros.

Além disso, é possível contratar empresas especializadas no assunto para realizar diagnósticos da sua empresa e elaborar os processos necessários para garantir a melhor comunicação possível com o seu público. Seja para vender, oferecer atendimento técnico, cobrar ou resolver qualquer tipo de problema, as tecnologias especializadas em Customer Sucess fazem toda a diferença.


IoT (ou Internet das Coisas)

 Seguindo nossa lista de transformações digitais, a IoT, ou Internet das Coisas, também representa a evolução da TI e da comunicação dentro das empresas, uma vez que melhora a conectividade entre diferentes objetos do dia a dia de empresas e pessoas. É a partir dela, por exemplo, que as empresas podem melhorar sua eficiência operacional, otimizar seus processos e falar uma linguagem mais próxima a de seus clientes.

Portanto, um dos maiores benefícios que a Internet das Coisas oferece é uma imensa quantidade de dados para análise. Isso porque, uma vez que todos os dispositivos estão conectados, eles também coletam, a todo momento, novas informações sobre seu público. Então, se usada de forma correta, essa tecnologia para se tornar uma poderosa ferramenta para ter uma noção muito mais clara do que as pessoas esperam e desejam do seu negócio.


Inteligência Artificial

 A Inteligência Artificial (AI) é uma das maiores marcas na linha do tempo de evolução da TI, e pode otimizar tempo, recursos e gastos de qualquer negócio. Em geral, a inteligência artificial permite que sua empresa extraia novos insights e informações do mercado para melhorar seus processos internos e criar serviços mais inteligentes, focados no seu público.

Quando falamos de comunicação, as ferramentas de IA também podem render resultados incríveis, transformando a percepção negativa que muitos clientes possuem da área de atendimento. Isso acontece pois essas tecnologias são capazes de simular o processamento do pensamento humano com sistemas de autoaprendizagem, seja a partir de mineração de dados, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, etc.


Machine Learning

Por fim, falaremos sobre a transformação digital trazida pelo Machine Learning. Essa tecnologia funciona como um software de aprendizado de máquinas, que pode impactar diretamente a comunicação e o atendimento de uma empresa. Através dele, o setor de TI pode tornar-se mais moderno e adaptável, gerenciando suas atividades de forma muito mais rápida e eficaz.

Dentro da comunicação, o machine learning pode ser utilizado para obter dados do consumidor, prestar apoio e auxílio para o suporte, interpretar o comportamento dos usuários de redes sociais, identificar novas oportunidades (mostrando a você quais os melhores dias e horários para entrar em contato com um cliente, por exemplo) e, claro, diminuir os custos de atendimento, uma vez que possibilita reduzir o tempo de espera dos clientes.

E então, o que achou da breve história da evolução da TI e da transformação digital em comunicação e atendimento nos últimos anos? Há mais de 20 anos, a Native atua em todo o Brasil oferecendo soluções de tecnologias de comunicação que aproximam empresas e clientes de todos os segmentos.

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