Como lidar com clientes inadimplentes? Conheça as vantagens do módulo de cobrança do Native Infinity

Mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo apontou o Serasa Experian em estudo divulgado no início deste ano de 2023. O que isso significa? Que cada vez mais, as empresas precisam pensar em ações e como lidar com clientes que estão com pendências.

Neste artigo, vamos ver mais informações sobre a situação da inadimplência, o que fazer para não perder clientes ou evitar que eles caiam nessa situação e as vantagens de investir em um módulo de cobrança. Fique conosco!

Aumento da inadimplência

De 2018 a 2023, o índice de inadimplentes no Brasil cresceu de 59, milhões para 70 milhões, um recorde histórico, de acordo com o estudo divulgado pelo Serasa Experian. Além disso, os valores das dívidas também aumentaram quase 20% nesse período. Os dados revelam que os idosos com 60 anos ou mais estão entre os mais impactados, com alta de 17%. Em relação ao sexo, as mulheres estão com maior parcela de dívidas em comparação aos homens.

O que caracteriza um cliente inadimplente

A inadimplência é, por definição, a falta de cumprimento dos compromissos financeiros acertados na contratação ou aquisição de bens os serviços. Ou seja, quando o cliente deixa de pagar por algo que adquiriu, no prazo estabelecido, ele se torna inadimplente.
Esse cenário pode ocorrer por diversos motivos como problemas financeiros pontuais, insatisfação pelo produto ou serviço contratado, ou até mesmo má fé. Porém, em alguns casos, pode haver falha ou demora na cobrança por parte da própria empresa fornecedora do bem ou serviço, algum esquecimento por parte do cliente, ou atraso por algum problema de processamento bancário, entre outros motivos.
Nesses últimos casos, principalmente, é que precisamos ficar bem atentos em como prevenir e recuperar o cliente inadimplente o mais breve possível. Afinal de contas, na maioria dos casos, não é de interesse de ninguém que o cliente permaneça na inadimplência, causando transtornos para ambas as partes.

Como prevenir a inadimplência

Se você trabalha no setor financeiro de alguma empresa, é gestor dessa área, dono de algum negócio ou atua na TI e precisa oferecer soluções para combater a inadimplência, preste atenção. Há algumas orientações que podem ser seguidas para evitar ou diminuir a ocorrência de clientes inadimplentes.
Diferentes meios de pagamento: empresas que querem evitar falta de pagamento devem oferecer opções diversas para o cliente, como débito automático, cartão de crédito ou débito, transferência via pix ou boleto.
Segunda via fácil: a emissão de segunda via deve ser facilitada e a empresa não deve colocar empecilhos para a geração dela.
Geração de cobrança automatizada: umas das formas mais práticas de combater a inadimplência é automatizar a geração das cobranças, agilizando o recebimento delas por parte do cliente.
Incentivo ao pagamento antecipado: quando for possível, ofereça descontos para os clientes que pagarem de forma antecipada, garantindo fluxo de caixa e diminuindo chances de não recebimento.
Aviso de atrasos: para que o cliente não se torne inadimplente avise-o do vencimento da fatura, por meio de réguas de comunicação de cobrança.
Negociar para regularizar: em muitos casos, a negociação é a saída para regularizar a situação do cliente que está com débitos, revertendo o cenário e trazendo o consumidor para o time dos adimplentes novamente.

Módulo cobrança do Native Infinity

Para colocar em prática a melhor maneira de combater clientes inadimplentes, a solução é o Módulo Cobrança do Infinity da Native. Trata-se de uma integração direta com a ERP, que facilita todo o processo de cobrança, lidando de forma automatizada, prática e rápida.
Mas, quais são os benefícios e vantagens do módulo? Confira abaixo:

Benefícios para a empresa

▪️ automatize fluxos de cobrança e ERP, verificando automaticamente os clientes devedores através de integração

▪️ reduza a inadimplência

▪️ aumente a produtividade do seu time de cobrança

▪️ elimine o tempo com discagens manuais

▪️ crie campanhas personalizadas para cobrança, por meio de listas ou integrado ao ERP

Benefícios para o cliente

▪️ requisite que a segunda via da fatura seja enviada por e-mail

▪️ gere um informativo referente às pendências

▪️ fale com um atendente para consultar dados e tirar dúvidas

Para contar com todas as vantagens do Módulo de Cobrança do Infinity, entre em contato conosco, solicite uma demonstração e saiba mais!

Dicas extras: como diminuir riscos de entrada de inadimplentes

O trabalho para prevenir inadimplências também passa pela admissão de clientes que não tenham histórico desse tipo de problema. Parece algo óbvio, mas que nem toda empresa pratica de forma contínua ou leva tão a sério. Desse modo, é imprescindível que sejam seguidas algumas táticas, como:
Pesquisar o cliente: existem diferentes formas de saber se o cliente possui antecedentes de inadimplência, desde banco de dados financeiros e de crédito ou de processos judiciais. Dependendo do negócio, vale a pena consultas mais elaboradas, por meio de empresas que oferecem esse tipo de serviço.
Fazer um contrato: seja uma venda rápida ou algo mais consistente, emitir um contrato de compra e venda ou prestação de serviços é essencial. Nele devem constar, além das descrições do que está sendo negociado, as definições financeiras, como valores, datas e prazos de pagamento, métodos de pagamento, multas e juros por atraso, políticas de reajustes, entre outros.
Solicitar um adiantamento do valor: dependendo do que está sendo negociado e dos valores, é interessante solicitar um adiantamento de pagamento, o conhecido sinal. Nesses casos, é comum que o cliente tenha que adiantar um percentual, que depois pode até ser abatido dos demais pagamentos, como forma de garantir a execução do serviço ou entrega do bem adquirido. Isso é muito comum em vendas de móveis e imóveis, desenvolvimento e implementação de softwares.

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