Manter o call center motivado e gerando resultado continuamente é um desafio para os gestores das empresas, não é mesmo? Uma das maneiras mais assertivas de fazer isso é criar campanhas de ligação, fazendo uso de inteligência, criatividade e tecnologia.
Com a necessidade cada vez maior de gerar resultados positivos, com eficiência e assertividade, o núcleo de call center das organizações precisa receber incentivos permanentes. Essa prática garante melhoria na qualidade do serviço prestado, no clima organizacional das equipes e nos índices de eficácia.
Mas, como realizar uma campanha de ligações? Por onde começar? E quais são os objetivos disso? Ao longo deste texto, vamos responder a essas perguntas, não desligue!
Por que campanhas de ligação
O principal objetivo de realizar campanhas de ligação para o call center é incentivar e motivar os atendentes da empresa, a fim de atingirem seus resultados individuais. O atingimento das metas próprias fará com que sejam atingidas as metas em conjunto, beneficiando a todos.
As campanhas de ligação encorajam os profissionais na linha de frente a buscarem seus objetivos, não desistirem e terem ambição para o dia a dia de trabalho. É a cultura de desafiar para conquistar.
Esse espírito de alcançar os objetivos leva a outro fator importante das campanhas de ligação que é o reconhecimento. Tal como um piloto de fórmula 1 que chega ao pódio, é reconhecido pelo seu esforço e conquista, atendentes de call center também devem ser premiados pela sua dedicação.
A premiação é uma forma de contemplar o profissional e também expressar o agradecimento dos gestores e da empresa com aquela pessoa que se dedicou tanto. O sabor da vitória precisa ser compartilhado com todos os guerreiros.
Dicas para realizar campanhas de ligação
Sabendo da importância e dos objetivos de realizar campanhas de ligação, vamos ver 5 dicas de como colocar isso em prática da melhor maneira, gerando resultados positivos para todos.
1 – Transparência e honestidade
A primeira instância de um bom desafio é ser transparente e honesto com os participantes. Portanto, as campanhas de ligação precisam ter regras claras e acessíveis, seguir um regulamento compartilhado e justo, gerar confiança aos operadores.
Clareza nas palavras, no funcionamento do processo, na distribuição das premiações. Isso tudo deve estar muito bem fortificado para que as equipes de call center sintam-se seguras, animadas e empoderadas a se engajar na grande gincana.
O que auxilia muito nessa etapa é a criação de metas realistas e úteis para a empresa, para que todos entendam qual o ponto de chegada, seja individual, da equipe e da organização. O acompanhamento e a divulgação dos percentuais de atingimento de metas são estratégias indispensáveis.
2 – Gamificação
Como desafiar as pessoas? Fazendo-as participar de um jogo. Técnicas de gamificação são excelentes para qualquer tipo de campanha, e não poderia ser diferente em call centers e atendimento.
Transforme o trabalho das equipes em atividades lúdicas, como por exemplo, o avanço de casas do operador, a cada meta atingida. Ou a geração de pontos? E que tal uma moeda própria, que ao fim da campanha poderá ser trocada por benefícios financeiros de verdade?
Esse modo de recompensar em pequenas etapas ajuda o desafiante a caminhar em direção ao grande prêmio de forma mais constante, gerando chances reais de ele vencer. E quanto mais o atendente vencer, mais resultados a empresa terá. Benefício duplo.
3 – Premiações e bonificações
Uma boa campanha de ligações deve ter uma premiação, não importa o seu valor. Ainda que o orçamento não permita grandes prêmios como cruzeiros e viagens internacionais, vale investir em algo que caiba nos recursos disponíveis.
Premiar e bonificar são ações que tornam o desafio algo com sentido, afinal de contas, quem vai querer conquistar algo se não receber nada em troca? Uma dica bacana é verificar junto da equipe qual seria o prêmio ou as bonificações mais atraentes para aqueles profissionais. O prêmio deve ser desejado por quem está participando e nunca deve ser repetido de campanha em campanha.
4 – Campanhas temáticas
Para não cair na mesmice, a dica é criar campanhas de ligação temáticas, de acordo com datas comemorativas ou períodos do ano. Alguns exemplos de datas: aniversário da empresa, verão, inverno, Natal, Páscoa, Mês das Mães, Mês dos Pais, Festa Junina, Copa do Mundo, entre outras.
Essa noção temática pode inspirar as técnicas de gamificação, ou seja, os joguinhos pensados para incentivar os atendentes podem conter etapas relacionadas ao tema.
5 – Tecnologia a favor
Agora, a realidade: as dicas acima não irão funcionar com eficiência se a empresa não lançar mão da tecnologia. Um call center empolgado e engajado precisa ter a sua disposição plataformas adequadas para o seu trabalho, que vão potencializar o atingimento de metas e a conclusão das campanhas de ligação.
Nesse ponto, é possível contar com soluções como o Infinity, que permite discagens automáticas e preditivas, ramais ilimitados, gestão inteligente de contatos, URA customizável, entre outras vantagens. Confira abaixo algumas dessas funcionalidades tecnológicas essenciais:
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Dica bônus
Para você que leu nosso artigo até o fim, reservamos uma dica bônus: estatísticas em dia! Isso mesmo, monitore sempre o andamento das campanhas de ligação do seu call center para garantir que os números estejam sempre coerentes e que você seja capaz de fazer adequações rápidas, caso algo não esteja a contanto.
Lembre-se que esse acompanhamento pode ser facilmente realizado utilizando as tecnologias disponíveis nas plataformas que a Native oferece. Entre em contato conosco para conhecer mais detalhes!