Quais os Impactos da IA no setor de Telecom?

Com projeção de crescimento de 35% ao ano para o próximo triênio e com expectativa de aumentar ainda mais depois disso, a inteligência artificial (IA) vem se popularizando em todos os setores da sociedade. Já bastante identificada com o mundo da indústria, dos games, da saúde, e muitos outros, observa-se também fortes impactos da IA no setor de Telecom.

Neste texto, vamos explorar um pouco mais sobre os conceitos da inteligência artificial e suas aplicabilidades, como ela está transformando o mundo por meio da automatização e do aprendizado de máquina e quais são os benefícios da sua utilização. Claro, também vamos ver como a IA está impactando o mundo dos serviços de telecomunicação.

 

Antes de tudo, o que é IA?

A inteligência artificial, muito abordada pelas suas iniciais IA, ou AI em inglês, pode ser definida como o conjunto de técnicas e soluções que visam estudar e desenvolver máquinas a fim de que elas simulem o comportamento humano. Essa possibilidade permite sua empregabilidade em tarefas automáticas muito mais otimizadas, além de processos de previsão, análise, tomada de decisão e geração de resultados.

O campo de estudo da inteligência artificial é extremamente amplo e envolve diversas subáreas como automação de processos robóticos (RPA), machine learning (ML) ou aprendizado de máquina, deep learning (DL) ou aprendizado profundo, redes neurais, visão computacional, processamento de linguagem natural (NLP). Dentro desses grupos é que entram em cena ferramentas essenciais para a IA como os algoritmos, personagens indispensáveis para qualquer projeto de inteligência artificial.

Um algoritmo é uma sequência de instruções e operações, com procedimentos lógicos executáveis, que visa obter a solução de um determinado problema. Sendo assim, a utilização combinada de algoritmos é que permite o funcionamento de projetos de IA, nas mais variadas áreas do conhecimento, do mercado, da economia.

 

Automação de tarefas

Uma das principais vantagens da inteligência artificial é a possibilidade de automatizar tarefas que antes precisariam ser realizadas por humanos, otimizando recursos e melhorando o tempo de entrega do trabalho. Os projetos de automatização de processos, pela capacidade amplamente vantajosa das máquinas, garantem muito mais produtividade e escalabilidade, principalmente quando o assunto são tarefas repetitivas.

Modelos de IA possuem, inclusive, muito mais capacidade de resgatar, classificar e interpretar dados do que softwares que exigem a interação humana. São milhares e até milhões de linhas de dados processados em segundos ou milissegundos.

 

Tomada de decisão

Mas se robotizar tarefas fosse a única vantagem da IA talvez esse campo não seria tão badalado e receptáculo de tantos investimentos nos últimos tempos. Outro grande benefício da inteligência artificial é sua capacidade de prever e prescrever. O que isso significa?

A partir da sua forte aptidão para processar automaticamente grandes volumes de dados e informações, a IA consegue identificar rapidamente os cenários, prever os acontecimentos e mais do que isso, prescrever ações. Ou seja, sua virtude está no poder de tomada de decisão muito mais assertiva, gerando benefícios enormes para os negócios.

 

Impactos da IA no setor de Telecom

Inegavelmente, a área de telecomunicações foi uma das primeiras e buscar soluções de automatização de processos, visto sempre ter que lidar com grande número de ligações, dados e informações. Desde antes da popularização dos algoritmos de inteligência artificial, a telefonia procura formas de tornar a comunicação mais eficiente, garantindo maior satisfação dos usuários.

O caso é que o avanço da tecnologia, principalmente nos últimos anos, potencializou também os impactos da IA no setor de telecom. Hoje, estruturas de telecomunicação que não fazem uso de ferramentas de automação e inteligência artificial não atendem às necessidades do mercado, muito menos às expectativas dos clientes.

O que a IA trouxe de vantagens para os serviços de Telecom?

  • Telefonia mais inteligente

Nada mais evidente que a inteligência artificial garantiu plataformas de telefonia inteligentes, como o caso do Native Infinity, assegurando escalabilidade, personalização, redução de custos, entre outros benefícios.

  • Otimização de recursos

Sem dúvida, um dos principais impactos da IA no setor de Telecom foi a otimização de recursos, garantindo que humanos pudessem se concentrar em tarefas mais estratégicas do que repetitivas.

  • Identificações de padrões

Por meio da análise avançada de dados, de forma rápida, ficou mais fácil identificar padrões de uso de recursos como largura de banda, tempo de resposta, origens de chamadas, entre outros.

  • Prevenção de falhas

A capacidade preditiva da inteligência artificial assegurou aos serviços de telecomunicação a possibilidade de prevenir falhas nos sistemas ou na rede, evitando dores de cabeça.

  • Previsão de comportamento

Outro grande impacto da IA no setor de Telecom está na análise preditiva de informações, que garante prever tendências, gerando informação valiosa para tomadas de decisão.

  • Maior eficiência

Por fim, mas não o último benefício, a inteligência artificial está ajudando na maior eficiência do setor de Telecom, promovendo também maior satisfação dos usuários e clientes.

 

Conheça o Infinity

Se o assunto é telefonia inteligente, é hora de conhecer o Native Infinity. Essa plataforma conta com tecnologia PABX IP, permitindo a criação de ramais ilimitados e controlados por software. Além de redução significativos de custos, a solução possibilita mobilidade, escalabilidade e personalização, todos requisitos fortes para reter clientes.

Um dos pontos-chaves do Infinity é que ele pode ser adaptado a qualquer modelo de negócio, tamanho e atuação das empresas, disponibilizando uma série de recursos para transformar a comunicação com clientes. Confira abaixo algumas das funcionalidades:

  • Ramais ilimitados com PABX virtual
  • URA customizável
  • Call center com solução cloud
  • Relatórios e dashboards de análise
  • Integração com ERP ou CRM
  • Discador automático totalmente parametrizável
  • Gerenciamento inteligente de atendimento ao cliente
  • Fácil configuração, uso e apoio remoto
  • Sistema totalmente seguro e confiável

Com essas funcionalidades e vantagens do Infinity da Native, é possível perceber como essa solução pode ajudar de forma eficiente a fidelizar clientes e aumentar a produtividade do seu processo, não é mesmo? Se você quer conhecer mais sobre a plataforma e como ela pode se tornar a ferramenta que vai garantir atendimento eficaz e resolutivo na sua empresa, solicite um teste grátis agora mesmo!

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