Como o Infinity da Native pode ajudar a fidelizar clientes com eficiência

Quem nunca ouviu o mantra de que reter e fidelizar clientes é mais barato e lógico do que adquirir novos? Essa ideia é praticamente um consenso nas empresas, mas por que boa parte delas não consegue colocar isso em prática?

É que, embora gestores de negócios entendam essa razão entre retenção e aquisição de clientes, fidelizar os consumidores nem sempre é tão simples, principalmente se não contar com as ferramentas e os recursos adequados, ainda mais em um mundo business cada vez mais competitivo. Então, qual é o caminho?

Neste post, vamos abordar algumas maneiras de fidelizar clientes e mostrar também como a solução Infinity, da Native, pode ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

Qual a importância da retenção de clientes?

Segundo dados do economista americano Philip Kotler, indicam que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Esse já é um motivo bastante plausível para investir em retenção, não é mesmo?

Mas não é só isso, fidelizar clientes tem efeitos positivos também na aquisição de novos clientes. Isso porque, quando alguém está satisfeito com algum produto ou serviço, a tendência de indicá-lo para conhecidos ou colegas é muito maior. E todos nós sabemos o quanto uma indicação influencia nas decisões de compra.

Dicas para fidelizar clientes

Se o objetivo é reter os clientes, se faz necessário colocar em prática algumas ações importantes. Confira:

1 – Mensure a satisfação

Não se gerencia o que não se mede. Essa ideia, difundida pelo estatístico William Edwards Deming, se encaixa perfeitamente como indispensável para fidelizar clientes. Medir o nível de satisfação é essencial para saber o que os consumidores estão sentindo na pele em relação ao produto ou serviço adquirido.

Com base em pesquisas, dados e informações, é possível identificar pontos fracos e fortes do seu negócio, para tomar ações assertivas, a fim de melhorar a satisfação dos clientes. A mensuração é responsável por gerar insumos mais confiáveis, melhorando a tomada de decisão.

2 – Solicite feedback dos clientes

Não tenha medo de pedir ao seu cliente como foi ou está sendo a experiência dele com a sua empresa, afinal de contas, é essa atitude que vai contribuir para a mensuração da satisfação, abordada no item 1. Desse modo, estimule os consumidores a responder perguntas de satisfação, participar de pesquisas, fazer comentários, avaliar experiência, entre outros.

3 – Entenda o seu público

A melhor maneira de satisfazer um cliente é entendê-lo, ou seja, compreender suas necessidades, desejos, aflições e tudo aquilo que integra o seu dia a dia. Aqui, algumas perguntas precisam ser respondidas como:

  • Qual o perfil do seu cliente e seus hábitos?
  • O que ele busca solucionar ou atender na compra do seu produto ou serviço?
  • Quais os atributos que ele leva em consideração para uma boa experiência?
  • O que faria seu cliente adquirir novamente, manter-se assinante ou indicar sua empresa?
  • Quais são os valores pessoais e profissionais desse cliente?

A compreensão desse cenário, permite direcionar o foco de maneira mais assertiva e para o cliente certo, melhorando os índices de satisfação e, consequentemente, de retenção.

4 – Invista em bom atendimento

Atendimento resolutivo e eficiente é um dos critérios mais levados em conta quando o assunto é satisfação. Por isso, para fidelizar clientes, é expressivamente essencial garantir que os canais de comunicação com os consumidores funcionem da forma mais azeitada possível.

Com os avanços das tecnologias, atualmente os consumidores subiram seus níveis de exigência e estão muito mais acostumados a serem acolhidos de forma clara e eficaz, com rapidez e assertividade. Quando o cliente percebe que não recebe esse atendimento, cria uma interjeição, um ponto de interrogação na sua mente, fazendo com que ele diminua sua satisfação e caminhe mais em direção à porta de saída – fluxo contrário da fidelização!

5 – Agradeça e induza a recompra

Jamais esqueça de agradecer seu cliente pela aquisição de algum produto ou serviço, faça ele se sentir especial e que fez a diferença na vida da sua empresa. Nesse ponto, podem ser criados scripts de atendimento, para garantir que suas equipes sigam o processo adequado, demonstrando para os consumidores que ele está em primeiro lugar.

Em paralelo, incentive os clientes à recompra, seja comprando novamente algum produto ou mantendo a assinatura de algum serviço, por exemplo. Algumas dicas aqui são cupons de desconto para novas compras ou vantagens e benefícios para renovações de contrato, por exemplo.

Como o Infinity da Native pode ajudar?

Em paralelo, incentive os clientes à recompra, seja comprando novamente algum produto ou mantendo a assinatura de algum serviço, por exemplo. Algumas dicas aqui são cupons de desconto para novas compras ou vantagens e benefícios para renovações de contrato, por exemplo. Depois de abordar algumas dicas para fidelizar clientes, vamos esclarecer como o Infinity, plataforma de telefonia inteligente da Native, pode te ajudar nesse desafio. Já mencionamos no início do texto que a fidelização não é uma tarefa simples, caso a empresa não disponha de ferramentas adequadas. Por isso que é importante contar com o Infinity!

Essa plataforma conta com tecnologia PABX IP, permitindo a criação de ramais ilimitados e controlados por software. Além da redução significativa de custos, a solução possibilita mobilidade, escalabilidade e personalização, todos requisitos fortes para reter clientes.

Um dos pontos-chave do Infinity é que ele pode ser adaptado a qualquer modelo de negócio, tamanho e atuação das empresas, disponibilizando uma série de recursos para transformar a comunicação com clientes. Confira abaixo algumas das funcionalidades:

🔺 Ramais ilimitados

🔺 URA customizável

🔺 Call center com solução em cloud

🔺 Relatórios e dashboards de análise

🔺 Integração com o ERP ou CRM

🔺 Discador automático totalmente parametrizável

🔺 Gerenciamento inteligente de atendimento ao cliente

🔺 Fácil configuração, uso e apoio remoto

🔺 Sistema totalmente seguro e confiável

Com essas funcionalidades e vantagens do Infinity da Native, é possível perceber como essa solução pode ajudar de forma eficiente a fidelizar clientes, não é mesmo? Se você quer conhecer mais sobre a plataforma e como ela pode se tornar a ferramenta que vai garantir atendimento eficaz e resolutivo na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!

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